sexta-feira, novembro 12, 2010

O que é mito? O que ele procura explicar?

    Podemos denominar mito sendo um relato de uma historia verdadeira, ocorrida nos primórdios e deste modo fazendo com que a interferência de entes sobre naturais fez com que existisse uma realidade. Esta realidade pode ser totalmente real, como também pode ser um fragmento até um comportamento humano. Deste modo, podemos afirmar que o mito é uma narrativa de alguma criação, tornando algo de algum modo que não era e passou a ser.
    O mito em si próprio expressa uma realidade humana vivida por um coletivo e chega até os dias de hoje através de varias gerações. O mito busca tentar explicar o mundo e o homem que nele habita e os fenómenos ocorridos.
    Sendo assim, temos como mito qualquer forma substituível de uma verdade, uma verdade por trás de outra.
    Uma maneira de explicar o mito é o tornando em uma conscientização do consciente e inconsciente coletivo, onde o inconsciente coletivo tem como função explicar a identidade dos homens, seja qual for o lugar e época que tenha vivido.
    Concluindo, o mito é uma linguagem imaginistica dos princípios. E tem como função traduzir a origem de uma instituição, de um hábito, a lógica de uma gesta, a economia de um encontro.